quarta-feira, 3 de maio de 2017

Do livro As Consolações da Filosofia - Cap 1 Sócrates

Alain de Botton é escritor e filosofo e conheci seu trabalho através do livro Consolações da Filosofia que ganhei em um aniversário. Guardo o exemplar com muito carinho e por considerar seu conteúdo tão importante e valioso compartilharei os trechos que agregaram valor a minha vida.

Espero que você goste e consiga absorver tanto ou mais do que absorvi.

Estas citações fazem parte do primeiro capitulo onde Alain nos fala sobre a vida e morte do filosofo Sócrates e como este lidou com a impopularidade e a rejeição mesmo tendo toda sua vida buscado contribuir para com o próximo. 

Em minha jornada em busca de autoconhecimento tenho me deparado com o questionamento sobre o quanto é importante a forma como as pessoas me enxergam, pensam de mim e o quanto isso me afeta. Fazer esse questionamento tem me ajudado a entender o porque de muitas de minhas atitudes e sofrimento e me possibilitado trabalhar para me resolver. 
Absorva. 
1 - "Uma afirmativa correta é aquela que não da margem a ser racionalmente contestada. Uma afirmativa é verdadeira se não pode ser invalidada. Se puder, não importa o número ou a posição social das pessoas que acreditam, ela pode ser falsa e nós estamos certos em duvidar dela". 
2 - "...teremos de propor débil e impertinentemente que julgamos estar com a razão, sem, no entanto, sermos capazes de explicar os motivos."
3 - "Na opinião dos acusadores, a atitude correta seria silencia-lo ou até mesmo mata-lo".
4 - "Se não podemos estar a altura de tamanha serenidade, se estamos propensos a irromper em lágrimas diante de meia duzia de palavras ásperas sobre nosso caráter ou nossas conquistas, talvez seja porque a aprovação alheia forme uma parte essencial de nossa capacidade de acreditar que estejamos certos.''
5 - O que poderia nos preocupar não é o número de pessoas que nos contradizem, mas sim se essas pessoas tem ou não razão para agir dessa forma. Deveríamos, portanto, desviar nossa atenção de presença da impopularidade e nos concentrar nas explicações para ela.''
6 - Mesmo que não consigamos escapar das consequências da oposição, seremos, no mínimo, poupados do sentimento desanimador de estarmos persistindo no erro.
7 - ''Nem todos merecem atenção.''
8 - A vida em sociedade é cercada de disparidade entre as percepções que os outros tem de nós e a nossa realidade. Somos acusados de estupidez quando estamos sendo cautelosos. Nossa timidez é interpretada como arrogância e nosso desejo de agradar como servilismo. Esforçamo-nos para esclarecer os equívocos, mas nossa garganta fica seca e as palavras que usamos não expressam nossa intenção real. 
Cada citação pode se tornar um texto sobre tudo que nos faz questionar e pensar sobre nossa realidade e a forma como agimos conosco e com os demais.

Bons questionamentos para você. 

Um comentário:

  1. Parece uma ótima indicação!
    O que pode nos gerar tantas valiosas reflexões, certamente, pode contribuir para o nosso desenvolvimento.

    Beijão!
    Blog: *** Caos ***

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...